AMADURECER
Amadurecer é Ser Feliz!
- Se não somos felizes, em boa parte, o real motivo é porque não amadurecemos!
Se alguém me perguntar o que mais me fez obter resultados de felicidade, não terei dúvida em dizer que foram os momentos que consegui amadurecer!
Estamos disfarçando o amadurecimento pessoal com assumir responsabilidades, ou seja, nunca tivemos tantas pessoas imaturas assumindo altas responsabilidades, haja vista, as posturas dos nossos políticos atualmente.
Os absurdos que estão acontecendo à nossa volta, em relação à pandemia, de posição contrária ao bom senso, deriva da imaturidade de quem hoje assume o que deveria ser o arquétipo “Pai” de uma nação.
Infelizmente, temos, literalmente, o exemplo contrário desse “Pai” ideal ou arquetípico, gerando filhos e uma sociedade infantilizada, produzindo um aumento significativo de histeria em massa!
Estamos nos perdendo pela falta ou a ignorância de significados e, concomitantemente, nos afastando da importância dos arquétipos, no caso, o de “Pai” e, também, do “Velho Sábio”, representado no Tarô pelos arcanos o imperador e o eremita
(*) Parágrafo em destaque: – Percebo que para muitos amadurecer está associado a ficar chato, ranzinza, inflexível, reacionário, critica tudo de forma exacerbada e, principalmente, se torna autoritário!
- Para os mais sensíveis é fácil observar no parágrafo anterior que há uma autocrítica.
Quem acredita que amadurecer é apenas assumir responsabilidades e se tornar um chato profissional, demostra ignorância ao significado e a função deste importante ritual de passagem que é o amadurecer.
Através da querida tia, “Beatriz Padovan” que desenvolveu um inédito e fantástico trabalho de curas, reconhecido internacionalmente, @metodopadovanoficial, aprendi que quando pulamos fases do nosso desenvolvimento funcional, por exemplo, o engatinhar, andar para depois falar, podemos desenvolver dislexias, por falta de uma adequada rede neural e ou sinapses.
Inclusive sofri muito bullying escolar por ter dislexia e até hoje não consigo fixar palavras com som de “Z” que são grafadas com “S”, mas, hoje tem o milagre do corretor automático que ameniza o meu sofrimento.
Então, por conhecer o conceito deste trabalho neurofuncional, ficou mais fácil, para mim, traçar o paralelo com a nossa atual sociedade. Estamos sempre pulando fases em nossa educação, principalmente, a do amadurecimento e estamos nos tornando uma sociedade disléxica, infantilizada e, totalmente, histérica, no sentido bem Freudiano!
Histeria, em particular, conheço bem, por ter visto a minha esposa Clélia Paes (@cleliapaes_psicanalista) que é uma excelente psicanalista e que domina profundamente este tema. E, se for uma tema do seu interesse veja o profundo trabalho sobre histeria em cima do lindíssimo filme a “Cor Purpura” que ela desenvolveu e é possível ver em seu site, clique aqui.
Seguindo com a reflexão, é obvio que dentro deste cenário e deste inconsciente coletivo, muitas vezes, repetimos em nosso comportamento, atitudes inconscientes, totalmente, imaturas e que nos causa danos, perdas e grandes males!
- Esta observação, também, é fruto de autoanalise e autocrítica, além da observação do comportamento social.
Há muitos que enalteço a permanência da vida e da alegria da nossa criança interior e é este é outro grande equívoco, acreditarmos que amadurecer, significa matar a criança que existe em nós! Não é isto!!!
Esta criança é a nossa fonte de alegria, da nossa energia vital e de felicidade, como também podemos observar em uma outra linda carta do Tarô, o arcano 19, o Sol, brilhantemente, tatuada em meu braço pelo sagrado artista “Sergio Leds”, da @ledstattoo.
Ao contrário, este equívoco que amadurecer significa matar nossa criança interior é o que gera o comportamento autoritário já descrito no parágrafo em destaque acima (*).
Então, ao olharmos para este atual tema da pandemia, faço este apelo:
_ Vamos Amadurecer!
Cada um de nós tem que descobrir a própria luz interior, que o arcano 9, o eremita carrega em suas mãos através da sua própria luminária no seu caminhar em seu processo de um sábio amadurecer, como vemos, também, estampada nesta carta do Tarô, ou continuaremos a perder a guerra contra este vírus, que parece estar evoluindo com suas novas cepas, e o pior, perderemos a nossa identidade e a nossa humanidade.
Entenda, definitivamente, não há como você ser verdadeiramente e plenamente feliz se não houver amadurecimento, sem matar a alegria e a vitalidade gerada pela vida (Eros) da nossa criança interior!
Então se conscientize Agora,
Amadurecer é Ser Feliz!
****
FIM.
****
- Quando o discípulo está preparado o mestre (Tarô) aparece…
Sou a prova viva deste aforismo!
- Trabalho principalmente com a energia da sincronicidade através da afinidade, se gostou deste texto, compartilhe com que você tem afinidades!
CLIQUE AQUI E VEJA A AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO
*****
===> Se inscreva agora para o inédito e diferenciado curso “Tarô Consciência”: Clique aqui!
Vamos juntos e na fé!
Fraternal abraço e até breve…
1 Comentário
Deixe o seu comentário!
Belíssimo texto Arhan, muito bem escrito e fundamentado, sobre um tema de suma importância que tão poucos tem acesso hoje em dia.
Realmente o que mais vemos hoje em dia são pessoas com alto grau de imaturidade assumindo grandes responsabilidades e causando danos aos seus entornos de forma totalmente inconsciente. Amadurecer é preciso, mas infelizmente essa é uma reflexão que não é feita na maioria das escolas ou famílis brasileiras, tornando-se cada vez mais uma sabedoria “oculta”,a que só tem acesso aqueles que realmente estão buscando.
Obrigada por trazer este assunto à luz
Abs
Camilla